Projetos Múltiplos na Sala do Futuro

Este cenário enquadra-se no trabalho de projecto que os alunos do ensino profissional têm que desenvolver neste 1º semestre. A temática escolhida pelos alunos do 10ºPTGEI para o projecto deste semestre foi a robótica, explorar o que é a robótica e os componentes de um robot de uma forma activa, autónoma, criativa e com uma forte componente de trabalho cooperativo.

O trabalho passou por:

- Numa primeira fase de descoberta de um robot em termos dos seus componentes e funcionalidades básicas;
- Uma segunda fase, com uma introdução teórica à programação. Os alunos irão trabalhar com variáveis, ciclos de repetição e estruturas condicionais, através do uso de fluxogramas, pequenos algoritmos e programação básica. Segue-se a codificação de um desafio e colocar o robot a executar o programa desenvolvido.

Os alunos utilizaram a sala do futuro zonas/espaços de aprendizagem adequados à realização de cada actividade educativa.

Os estudantes realizaram as seguintes tarefas:

- Pesquisar o que é a robótica e as leis fundamentais da robótica;
- Descobrir os componentes mais utilizados na robótica e identificar os componentes dos robôs disponibilizados;
- Instalar num Tablet a App para comandar o seu robô e estabelecer a conexão ao robô;
- Utilizando a App, comandar o robô e explorar as suas funcionalidades;
- Compreender conceitos básicos de programação, algoritmo e fluxograma; noção de variável, leitura, atribuição e incremento; ciclos de repetição e condicionais simples.
- Elaborar um programa básico para operar o robot.
- Partilhar e aceder aos dados partilhados no Classroom;
- Elaborar diversos materiais como resultado das tarefas realizadas (mapa mental, vídeo, padlet, quizz, fluxograma,…)
- Planear uma apresentação e apresentar o seu robot à turma.

No Project Based Learning, os alunos são protagonistas e têm voz activa. Isso quer dizer que eles precisam desenvolver autonomia. Para tanto, devem decidir os caminhos a seguir em seus projectos, contando com a orientação do professor.

O momento de apresentar o projecto concluído é fundamental, estimula a comunicação e a liderança, ao mesmo tempo que os incentiva a evoluir em projectos seguintes. Há também a preparação para o mercado profissional, uma vez que apresentações de projectos, resultados, planos, entre outros, são comuns no mundo empresarial.

Para a concretização do projeto foram disponibilizados e/ou utilizados os seguintes recursos e tecnologias:

- Sala de aula do futuro;
- Telemóvel, tablets e quadro interactivo;
- Robôs Alpha, Cue e Jeep;
- Material disponibilizado no classroom da turma: Manual sobre robótica, página de Internet e vídeos sobre os robôs em estudo; Manual de programação e páginas de recursos de programação.
- Guião do trabalho a ser desenvolvido;
- Questionário para avaliação, por parte dos estudantes, da implementação do projecto;

novembro de 2020