O PROJETO
NICE TEACHING TO NICE LEARNING
RESUMO
O projeto, com o titulo Nice teaching to nice learning (New Intervention with Creative Education), surge no âmbito do programa Erasmus+, Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem (KA1), para a educação escolar e visa contribuir, através do aumento das competências pessoais e profissionais dos participantes, para o sucesso escolar dos alunos, bem como para a melhoria significativa do ambiente de sala de aula através do recurso a estratégias inovadoras e diversificadas. Visa ainda abrir as portas da escola à internacionalização e desenvolver o conhecimento intercultural e dos outros sistemas de ensino europeus.
As atividades planeadas neste projeto são de formação, através de cursos estruturados sendo os parceiros as entidades promotoras das formações (10 mobilidades) e de jobshadowing (2 mobilidades).
INTRODUÇÃO
O projeto com a duração de doze meses, de 1 de junho 2017 a 31 de maio 2018, tem como responsável o Diretor, Fernando Sampaio, e como coordenadora a professora Laura Pinheiro. Conta como tópicos relevantes métodos educativos inovadores, pedagogia /didática e desenvolvimento das TIC-novas tecnologias/competências digitais e ensino/ aprendizagem de línguas estrangeiras. O projeto, financiado, vai permitir dez mobilidades para formação em países da União Europeia para docentes de todos os departamentos e duas mobilidades de job shadowing numa Escola Secundária de Pisa (um membro da direção e a professora responsável pelo projeto). Esperam-se benefícios ao nível do aumento das competências do pessoal docente, da motivação e da satisfação no trabalho, da abertura à diferença, da diversidade e inovação e de uma maior consciência da dimensão europeia da educação.
Mobilidade |
Participantes |
Data |
País |
Using Technology for teaching English |
Cristina Queirós |
08/ 07 a 16/07 |
Gales |
Digital learning using the paradigm of cultural heritage in Rhodes" |
Laura Pinheiro |
14/ 07 a 22/ 07 |
Grécia |
Tablets and Smartphones: using mobile devices as educational tools. |
Jacinta Barros |
07 a 13/08 |
Irlanda |
À Cannes faites votre cinéma dans la classe |
Elsa Cerqueira |
30/07 a 11/08 |
França |
Interactive teaching: using Educational games and New Technology in order to enhance learners’ motivation. |
Alice Sousa |
27/ 08 a 2/09 |
Noruega |
Application of APPS in class |
Pedro Jacinto Carvalho |
10/ 09 a 17/09 |
Irlanda |
JobShadowing |
Jacinta Barros |
30/09 a 06/10 |
Itália |
English and Methodology in England: A 21st Century Approach for English Teachers |
Maria Antónia Marinho |
11 a 19/11 |
Inglaterra |
SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES
A seleção dos participantes foi feita de forma natural. Isto é, a direção da escola lançou o desafio a todos os docentes da instituição e convidou todos os professores para uma sessão de esclarecimentos e de início dos trabalhos. Porém, apenas doze, de cento e oito, docentes responderam ao desafio. Por conseguinte, foram esses docentes que colaboraram com a direção e com a equipa de trabalho responsável pelo projeto. Quando questionados sobre a falta de motivação para participar num projeto deste gênero, a vasta maioria alegou um nível insuficiente de proficiência linguística na língua estrangeira. Daí, a oferta de um curso de preparação linguística para todos os interessados, que lhes permita a participação em projetos posteriores.
Reuniu-se, porém, uma equipa de qualidade com elementos de todas as estruturas de orientação educativa, o que é uma garantia da disseminação do projeto a todos os departamentos/ grupos e poderá ser um fator decisivo no sucesso da sua implementação e impacto. Assim, temos três participantes pertencentes ao departamento de línguas; um membro do departamento das artes e tecnologias; dois elementos do departamento da educação física; dois membros do departamento das ciências sociais e humanas, e dois elementos do departamento de matemática e das ciências experimentais.
TÓPICOS MAIS RELEVANTES
- Métodos educativos inovadores centrados nos discentes;
- Ensino/ Aprendizagem de línguas estrangeiras;
- TIC - novas tecnologias- competências digitais;
OBJETIVOS:
- Contribuir para o sucesso educativo;
- Aumentar as competências dos participantes ao nível das tecnologias da informação na educação;
- Contribuir para a implementação de práticas inovadoras que motivem os alunos;
- Dar uma dimensão europeia ao projeto educativo;
- Aumentar as competências do staff que potenciem a participação em projetos europeus.
DISSEMINAÇÃO
- Os grupos alvo da disseminação são os professores, os alunos, os encarregados de educação e outros agentes da comunidade diretamente envolvidos, como sejam as juntas de freguesia e a Câmara Municipal, através das atividades que vierem a ser desenvolvidas.
- Cada participante deverá realizar uma apresentação para o seu departamento/ impacto da formação na sua prática profissional e propor atividades para desenvolver/implementar na escola.
- Num ambiente mais restrito, (conselhos de turma e outras reuniões de trabalho em pequeno grupo) transmitir as informações adquiridas e promover o diálogo/debate entre os participantes.
- Deverá ser dada formação em cascata a outros professores, de preferência creditada.
- Publicar na página web da Escola o máximo de informação acerca da experiência adquirida.
- Publicar na comunicação social notícias acerca do impacto da sua mobilidade.
- Criação de um site/blogue ou página de facebook, denominado Nice teaching to nice learning – projeto KA1 Erasmus+, com informação acerca das mobilidades e da experiência adquirida, bem como com as atividades de disseminação e de sustentabilidade do projeto.
- Partilha das atividades com parceiros etwinning.
- Criação de um clube: “Europeus Inovadores”.
- Organização de um seminário de encerramento do projeto para toda a comunidade escolar onde serão apresentadas as conclusões e os resultados da avaliação do projeto, com convite a parceiros envolvidos em projetos Erasmus+, como a Casa da Juventude, Câmara Municipal, e à comunicação social local e nacional.