NICE TEACHING TO NICE LEARNING

O PROJETO

NICE TEACHING TO NICE LEARNING

RESUMO

O  projeto, com o titulo Nice teaching to nice learning (New Intervention with Creative Education), surge no âmbito do programa Erasmus+, Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem (KA1), para a educação escolar e visa contribuir, através do aumento das competências pessoais e profissionais dos participantes, para o sucesso escolar dos alunos, bem como para a melhoria significativa do ambiente de sala de aula através do recurso a estratégias inovadoras e diversificadas. Visa ainda abrir as portas da escola à internacionalização e desenvolver o conhecimento intercultural e dos outros sistemas de ensino europeus.

As atividades planeadas neste projeto são de  formação, através de cursos estruturados sendo os parceiros as entidades promotoras das formações (10 mobilidades) e de jobshadowing (2 mobilidades).

INTRODUÇÃO

O projeto com a duração de doze meses, de 1 de junho 2017 a 31 de maio 2018, tem como responsável o Diretor, Fernando Sampaio, e como coordenadora a professora Laura Pinheiro. Conta como tópicos relevantes métodos educativos inovadores, pedagogia /didática e desenvolvimento das TIC-novas tecnologias/competências digitais e ensino/ aprendizagem de línguas estrangeiras. O projeto, financiado, vai permitir dez mobilidades para formação em países da União Europeia para docentes de todos os departamentos e duas mobilidades de job shadowing numa Escola Secundária de Pisa (um membro da direção e a professora responsável pelo projeto). Esperam-se benefícios ao nível do aumento das competências do pessoal docente, da motivação e da satisfação no trabalho, da abertura à diferença, da diversidade e inovação e de uma maior consciência da dimensão europeia da educação.

Mobilidade
Participantes
Data
País

Using Technology for teaching English

Cristina Queirós

08/ 07 a 16/07

Gales

Digital learning using the paradigm of cultural heritage in Rhodes"

Laura Pinheiro
Nazaré Andrade

14/ 07 a 22/ 07

Grécia

Tablets and Smartphones: using mobile devices as educational tools.

Jacinta Barros
Carlos Gomes

07 a 13/08

Irlanda

À Cannes faites votre cinéma dans la classe

Elsa Cerqueira

30/07 a 11/08

França

Interactive teaching: using Educational games and New Technology in order to enhance learners’ motivation.

Alice Sousa
Paulo Sousa

27/ 08 a 2/09

Noruega

Application of APPS in class

Pedro Jacinto Carvalho

10/ 09 a 17/09

Irlanda

JobShadowing
ITIS Leonardo da Vinci

Jacinta Barros
Laura Pinheiro

30/09 a 06/10

Itália

 English and Methodology in England: A 21st Century Approach for English Teachers

Maria Antónia Marinho

11 a 19/11

Inglaterra

 

SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES

A seleção dos participantes foi feita de forma natural. Isto é, a direção da escola lançou o desafio a todos os docentes da instituição e convidou todos os professores para uma sessão de esclarecimentos e de início dos trabalhos. Porém, apenas doze, de cento e oito, docentes responderam ao desafio. Por conseguinte, foram esses docentes que   colaboraram com a direção e com a equipa de trabalho responsável pelo projeto.  Quando questionados sobre a falta de  motivação para participar num projeto deste gênero, a vasta maioria alegou um nível insuficiente de proficiência linguística na língua estrangeira. Daí, a oferta de um curso de preparação linguística para todos os interessados, que lhes permita a participação em projetos posteriores.

Reuniu-se, porém, uma equipa de qualidade com elementos de todas as estruturas de orientação educativa, o que é uma garantia da disseminação do projeto a todos os departamentos/ grupos e poderá ser um fator decisivo no sucesso da sua  implementação e impacto. Assim, temos três participantes pertencentes ao departamento de línguas; um membro do departamento das artes e tecnologias; dois elementos do departamento da educação física; dois membros do departamento das ciências sociais e humanas, e dois elementos do departamento de matemática e das ciências experimentais.

TÓPICOS MAIS RELEVANTES

  •  Métodos educativos inovadores centrados nos discentes;
  •  Ensino/ Aprendizagem de línguas estrangeiras;
  • TIC - novas tecnologias- competências digitais;

OBJETIVOS:

  •  Contribuir para o sucesso educativo;
  •  Aumentar as competências dos participantes ao nível das tecnologias da informação na educação;
  • Contribuir para a implementação de práticas inovadoras que motivem os alunos;
  •  Dar uma dimensão europeia ao projeto educativo;
  • Aumentar as competências do staff que potenciem a participação em projetos europeus.

DISSEMINAÇÃO

  •  Os grupos alvo da disseminação são os professores, os alunos, os encarregados de educação e outros agentes da comunidade diretamente envolvidos, como sejam as juntas de freguesia e a Câmara Municipal, através das atividades que vierem a ser desenvolvidas.
  •  Cada participante deverá realizar uma apresentação para o seu departamento/ impacto da formação na sua prática profissional e propor atividades para desenvolver/implementar na escola.
  •  Num ambiente mais restrito, (conselhos de turma e outras reuniões de trabalho em pequeno grupo) transmitir as informações adquiridas e promover o diálogo/debate entre os participantes.
  •  Deverá ser dada formação em cascata a outros professores, de preferência creditada.
  •  Publicar na página web da Escola o máximo de informação acerca da experiência adquirida.
  •  Publicar na comunicação social notícias acerca do impacto da sua mobilidade.
  •  Criação de um site/blogue ou página de facebook, denominado  Nice teaching to nice learning – projeto KA1 Erasmus+, com informação acerca das mobilidades e da experiência adquirida, bem como com as atividades de disseminação e de sustentabilidade do projeto.
  •  Partilha das atividades com parceiros etwinning.
  • Criação de um clube: “Europeus Inovadores”.
  •  Organização de um seminário de encerramento do projeto para toda a comunidade escolar onde serão apresentadas as conclusões e os resultados da avaliação do projeto, com convite a parceiros envolvidos em projetos Erasmus+, como a Casa da Juventude, Câmara Municipal, e à comunicação social local e nacional.