O PROJETO

LEARNING AND SHARING

RESUMO

O projeto, com o título Learning and Sharing, surge no âmbito do programa Erasmus+, Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem (KA1), para a educação escolar e visa contribuir, através do aumento das competências pessoais e profissionais dos participantes, para o sucesso escolar dos alunos, bem como para a melhoria significativa do ambiente de sala de aula através do recurso a estratégias inovadoras e diversificadas. Procura desenvolver os conhecimentos a nível da flexibilização curricular e do trabalho de projeto (project based learning). Visa ainda dar continuidade ao processo de internacionalização da Escola Secundária de Amarante e desenvolver o entendimento intercultural e dos outros sistemas de ensino europeus, em especial do Finlandês, onde existe uma longa tradição de flexibilização curricular.

As atividades planeadas neste projeto são de formação, através de cursos estruturados sendo os parceiros as entidades promotoras das formações (oito mobilidades) e de jobshadowing (duas mobilidades).

INTRODUÇÃO

O projeto com a duração de catorze meses, de 1 de junho 2018 a 31 de julho 2019, tem como responsável o Diretor, Fernando Sampaio, e como coordenadora a professora Laura Pinheiro. Conta como tópicos relevantes métodos educativos inovadores, o trabalho de projeto e o trabalho colaborativo. O projeto, financiado, vai permitir oito mobilidades para formação em países da União Europeia para docentes de todos os departamentos e duas mobilidades de job shadowing numa Escola Secundária na Finlândia (o diretor da ESA e um docente ligado às TIC, também membro da direção). Esperam-se benefícios ao nível do aumento das competências do pessoal docente, da motivação e da satisfação no trabalho, da abertura à diferença, da diversidade e inovação e de uma maior consciência da dimensão europeia da educação.

Mobilidade
Participantes
Data
País

Benchmarking Finnish Education System

Laura Pinheiro
Manuela Cunha

24/08 a 01/09

Finlândia

Job Shadowing - Escola Otalammen koulu

A subdiretora Jacinta Barros
Pedro Jacinto Carvalho

10 a 17/09

Finlândia

Innovative Approaches to teaching

Fátima Isabel de Araújo
Paulo Faria

01 a 05/10

República Checa

Project Based Learning in the Classroom: Set Up, Integration and Reflection

Daniela Amorim
Fernanda Capela

08 a 13/10

Alemanha

Job shadowing na Escola IES Guillem Colom Casasnovas

Laura Pinheiro

21 a 24/11

Espanha

Project and Competence Based learning: Innovative and Effective Methods and Tools

Bruno Teixeira
Edgar Lamas

14 a 18/04 de 2019

Holanda

 

SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES

A seleção dos participantes foi feita de forma natural, tendo como critério de seleção a motivação. Isto é, a direção da escola lançou o desafio a todos os docentes da instituição e convidou todos os professores para uma sessão de esclarecimentos e de início dos trabalhos. Porém, apenas treze, de cento e doze, docentes responderam ao desafio. Entretanto três docentes desistiram por motivos pessoais. Quando interpelados sobre a falta de motivação para participar num projeto deste gênero, a vasta maioria alegou um nível insuficiente de proficiência linguística na língua estrangeira. Daí, a oferta de um curso de preparação linguística com a duração de vinte e cinco horas, creditado, para todos os interessados, que lhes permita a participação em projetos posteriores.

Reuniu-se, porém, uma equipa de qualidade com elementos de todas as estruturas de orientação educativa, o que é uma garantia da disseminação do projeto a todos os departamentos/ grupos e poderá ser um fator decisivo no sucesso da sua implementação e impacto. Assim, contamos com a participação de dois membros da direção, da professora bibliotecária, do coordenador dos diretores de turma do ensino básico, da coordenadora do departamento das ciências e das tecnologias, de uma coordenadora do Domínio de Autonomia Curricular, um membro do departamento das artes e tecnologias, um elemento do departamento da educação física, um elemento do departamento de matemática e das ciências experimentais e a coordenadora dos projetos Erasmus+ na ESA, também ela coordenadora do Domínio de Autonomia Curricular.

TÓPICOS MAIS RELEVANTES

  • Métodos educativos inovadores centrados nos discentes;
  • Flexibilização Curricular/ Trabalho de Projeto;
  • Criatividade e Cultura.

OBJETIVOS:

  • Contribuir para o sucesso educativo;
  • Aumentar as competências dos participantes ao nível da flexibilização curricular, do trabalho de projeto e do trabalho colaborativo;
  • Contribuir para a implementação de práticas inovadoras que motivem os alunos;
  • Dar uma dimensão europeia ao projeto educativo;
  • Aumentar as competências do staff que potenciem a participação em projetos europeus.

DISSEMINAÇÃO

  • Os grupos alvo da disseminação são os professores, os alunos, os encarregados de educação e outros agentes da comunidade diretamente envolvidos, como sejam as juntas de freguesia e a Câmara Municipal, através das atividades que vierem a ser desenvolvidas.
  • Cada participante deverá realizar uma apresentação para o seu departamento/ impacto da formação na sua prática profissional e propor atividades para desenvolver/implementar na escola.
  • Num ambiente mais restrito, (conselhos de turma e outras reuniões de trabalho em pequeno grupo) transmitir as informações adquiridas e promover o diálogo/debate entre os participantes.
  • Deverá ser dada formação em cascata a outros professores, de preferência creditada.
  • Publicar na página web da Escola o máximo de informação acerca da experiência adquirida.
  • Publicar na comunicação social notícias acerca do impacto da sua mobilidade.
  • Criação de um site/blogue ou página de facebook, denominado Learning and Sharing – projeto KA1 Erasmus+, com informação acerca das mobilidades e da experiência adquirida, bem como com as atividades de disseminação e de sustentabilidade do projeto.
  • Partilha das atividades com parceiros etwinning.
  • Organização de um seminário de encerramento do projeto para toda a comunidade escolar onde serão apresentadas as conclusões e os resultados da avaliação do projeto, com convite a parceiros envolvidos em projetos Erasmus+, como a Casa da Juventude, Câmara Municipal, e à comunicação social local e nacional.