Learning and Sharing with CLIL

Descrição

Erasmus+ KA229 “Learning and Sharing with CLIL” trata-se de um projeto de parcerias estratégicas envolvendo quatro escolas de Itália, Hungria, Polónia e Portugal, tendo como objetivos principais a partilha de boas práticas no âmbito da implementação do CLIL (Content Language Integrated Learning), isto é o ensino de conteúdos de diferentes disciplinas em língua inglesa e a promoção do multilinguismo no espaço europeu. Na Escola Secundária de Amarante este projeto envolverá vários docentes de diferentes áreas disciplinares e todas as turmas de sétimo e de oitavo anos.

Projeto número

2019-1-PT01-KA229-060733_1

Duração

24 meses (1 de Setembro 2019 a 31 de agosto de 2021)

Escolas envolvidas

Escola Secundária de Amarante, Portugal (escola coordenadora)

IC 1 Modena, Itália

Székesfehérvári II. Rákóczi Ferenc MagyarAngol Két Tanítási Nyelvü Általános Iskol, Hungria

Zespol Szkol w Lamkach, Polónia

Objetivos

  • Partilhar boas práticas no âmbito da implementação do CLIL;
  • Rever e desenvolver competências pessoais e profissionais para que os docentes ganhem confiança no recurso à metodologia CLIL na sala de aula;
  • Melhorar as competências no uso de aplicações digitais;
  • Encorajar o pensamento criativo e critico dos alunos, envolvendo-os em situações autênticas de comunicação e na resolução de problemas reais;
  • Tornar os alunos e os docentes conscientes da importância do multilinguismo no mundo atual;
  • Aumentar a tolerância e o respeito entre os alunos das diferentes nacionalidades;
  • Enriquecer as competências comunicativas dos alunos e dos professors, melhorando a sua fluência na lingual inglesa, aumentando o vocabulário relacionado com cada área temática e promovendo a diversidade linguística dentro da Europa;
  • Desenvolver e partilhar práticas e métodos inovadores entre as escolas participantes por forma a promover o sucesso;
  • Incluir alunos desfavorecidos em todas as atividades implementadas para promer a integração plena por forma a reduzir diferenças de oportunidades criadas por contextos sosia e económicos desfavoráveis;
  • Fomentar a inclusão e o desenvolvimento das competências dos “high achievers”;
  • Fomentar o respeito pela herança cultural;
  • Motivar os alunos diversificando estratégias e metodologias;
  • Aumentar as competências dos docentes que potenciem a participação em projectos europeus;
  • Conceder uma dimensão europeia ao projeto educativo;
  • Conhecer as práticas educativas e os sistemas de ensino europeu, em especial na Itália, Hungria e Polónia, desenvolvendo a consciência intercultural e cultivando valores de respeito mútuo;
  • Desenvolver as competências linguísticas em língua inglesa e adquirir vocabulário específico;
  • Incrementar as competências sociais de alunos e professores envolvidos;
  • Promover o espírito de trabalho colaborativo para a cidadania Europeia.

Público

Professores, alunos da ESA, em especial as turmas sétimo e oitavo anos.

Atividades

  • Mobilidades
  • Mobilidades de alunos e docentes a todas as escolas parceiras, incluindo atividades de ensino formal e não formal.

  • Concurso
  • Concurso para o melhor logotipo.

  • Workshops
  • Workshops para docentes sobre a implementação da metodologia CLIL.

  • Booklet
  • Organização de um booklet com planos de aula e materiais referentes à implementação do CLIL que podem ser usados por todas as escolas interessadas

Estratégias de disseminação

  • Website e jornal online da ESA;
  • Erasmus+ corner;
  • Imprensa local;
  • Redes sociais, como Facebook, Instagram e eTwinning;
  • Cartazes com apresentação sucinta do projeto;
  • Workshops;
  • Reuniões de Conselhos de Turma e de Departamento;

A Equipa


Página desenvolvida por Pedro Carvalho baseado num template de w3schools