No dia onze de março, trinta e nove docentes das escolas Secundária de Amarante, Agrupamento de Escolas da Lixa, de Portugal, de Zespol Szkol w Lamkach, da Polónia, e da IC1 de Modena, de Itália, participaram numa ACD (ação de curta duração) dinamizada pelo colega Pedro Carvalho da Escola Secundária de Amarante.
A ACD denominada de “Gamification in CLIL” decorreu online e teve a duração de três horas. Esta ACD teve como principais objetivos melhorar as práticas profissionais relativas às estratégias de ensino/ aprendizagem centradas no aluno, dar a conhecer aplicações digitais usadas para tornar as aulas mais apelativas e interactivas, como Plickers, Wheeldecide, Quizizz, Mentimeter e Educaplay; refletir e analisar as potencialidades das apps para implementação da metodologia CLIL; e ainda desenvolver a competência linguística dos docentes em língua inglesa.
Esta atividade, desenvolvida no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 Learning and Sharing with CLIL, demonstrou como o trabalho colaborativo e a partilha de boas práticas se mantêm, apesar das circunstâncias adversas causadas pela pandemia COVID-19. A atividade contou com o apoio de Centro de Formação de Associação de Escolas de Amarante e Baião.
Os alunos das turmas 9º A, 9º B, 11º CT1/AV e 11º CT3 participaram numa troca de postais de natal com discentes de diferentes escolas europeias (Itália, Polónia, Dinamarca, Espanha, República Checa e Finlândia), parceiras da Escola Secundária de Amarante nos projetos Erasmus+ KA229 Learning and Sharing with CLIL e Open Paths.
Os alunos realizaram postais de natal e escreveram cartas nas quais apresentavam algumas das tradições de cada país associadas a esta época festiva.
Nas imagens, algumas fotografias que revelam o empenho e espírito criativo dos nossos alunos e alguns dos postais recebidos pela nossa escola.
Esta atividade teve como objetivos o desenvolvimento das competências comunicativas em língua inglesa, aprender sobre as diferentes tradições e hábitos culturais, mas sobretudo estreitar os laços entre todos os alunos participantes nos projetos e demonstrar que nem a pandemia impede que esta partilha de valores se concretize.
Os alunos das turmas 9º A e 9º B participaram no dia dezoito de novembro, por videoconferência, numa aula de Física e Química, com implementação da metodologia CLIL, ministrada pelos colegas do Instituto Comprensivo 1 Modena, Itália, no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 Learning and Sharing with CLIL. Nesta atividade participaram ainda os alunos da escola Zespol szkol w Lamkach, na Polónia. Foi usada a plataforma Google Meets, o que permitiu o trabalho colaborativo e a interação entre as várias turmas. Os alunos revelaram que apreciam bastante a implementação da metodologia CLIL (ensino de conteúdos de diferentes disciplinas em inglês), uma vez que torna as atividades letivas mais desafiantes e motivadoras. Além disso, os discentes desenvolvem a sua proficiência linguística na língua estrangeira, adquirindo vocabulário básico sobre diferentes conteúdos em inglês. Neste caso aprenderam sobre os elementos da tabela periódica. Nas imagens algumas fotos da atividade: os nossos alunos na Sala do Futuro, os alunos italianos no Atelier das Estrelas e os alunos polacos seguiram a aula de suas casas, uma vez que se encontram em quarentena. Criou-se um clima de unidade e de partilha, derrubando as barreiras que este momento histórico nos impõe.
No dia vinte e seis de novembro trinta e dois docentes das escolas Secundária de Amarante, de Portugal, de Zespol Szkol w Lamkach, da Polónia, e da IC1 de Modena, de Itália, participaram numa ACD (ação de curta duração) dinamizada pela colega Italiana Flaviana Fabozzi da escola IC1 de Modena. A ACD denominada de “Let’s make it CLIL”, que decorreu online e teve a duração de três horas, tinha como principais objetivos melhorar as práticas profissionais relativas às estratégias de ensino/ aprendizagem centradas no aluno e dar a conhecer a metodologia CLIL e formas de implementação desta metodologia. Esta atividade demonstrou como o trabalho colaborativo e a partilha de boas práticas é possível num contexto tão difícil.
Nas imagens, algumas fotografias que revelam o empenho e interesse de todos os docentes envolvidos.