Learning and Sharing with CLIL

Equipa Erasmus+ na Polónia

Professores e alunos da ESA estiveram em Lamki, na Polónia, no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 Learning and Sharing with CLIL

Os professores Elsa Nunes, Laura Pinheiro, Orlando Basto e Sílvia Bandarrinha, e cinco alunos, das turmas 7º E, 7º F e 7º G, da escola Secundária de Amarante, participaram numa mobilidade à escola Szkoła Podstawowa im. Jana Pawła II em Lamki, Polónia, de vinte e nove de maio a cinco de junho, para representarem Portugal no projeto internacional Erasmus+ KA229 Learning and Sharing with CLIL. Trata-se de um projeto de partilha de boas práticas, entre três escolas de Portugal, Polónia e Itália, que tem como objetivos principais a implementação da metodologia CLIL, o desenvolvimento de competências linguísticas em língua inglesa, e o fomento de capacidades sociais e pessoais. Os alunos e os docentes estiveram envolvidos, com discentes e professores de todas as escolas parceiras, em várias atividades, nomeadamente workshops e aulas relacionadas com a teoria da relatividade de Newton e os trabalhos desenvolvidos por Marie Curie. Tratou-se de uma mobilidade que permitiu fomentar as competências no que diz respeito a implementação da metodologia CLIL nas aulas de Física e Química e permitiu aos docentes desenvolver a sua proficiência nesta prática letiva. Os workshops e as atividades letivas foram dinamizados pelos docentes Hannah Babral e Paulina Bednarek da escola polaca. A mobilidade incluiu ainda algumas visitas culturais ao centro histórico de Ostrów Wielkopolsk, a Wroclaw e à maravilhosa capital: Varsóvia.


Os alunos e os docentes adoraram a experiência, como se pode deduzir pelos seus comentários: “Eu adorei conhecer a Polónia e também conviver com alunos de outro país e com outras culturas. O que mais gostei da Polónia foi a comida e também a forma de como as casas eram organizadas. Enfim, gostei bastante deste projeto e espero conseguir ir outra vez.” (João Roque, 7º F) “ Eu gostei muito de participar desta mobilidade, foi uma experiência inesquecível, fiz amizades novas, conheci um país e uma cultura nova, a comida era muito boa, as casas eram bonitas e os hotéis onde ficámos tinham muito boas condições. Fomos muito bem-recebidos por todos os alunos e professores! Adorei participar deste projeto.” (Maiara, 7º E)

“Eu gostei de tudo que vi pela Polónia, como por exemplo: edifícios, museus, igrejas, a história, shopping...Mas o que eu mais gostei foram as pessoas da escola, pois eles receberam-nos da melhor maneira possível, fazendo comida e organizando diversões.” (Lourenço Clemente, 7º G)

“O que gostei mais na mobilidade à Polónia foi o facto de ter encontrado de novo os colegas Polacos e Italianos, que já havia conhecido na mobilidade na ESA. Gostei muito de visitar a escola e de ver as diferenças entre as escolas polacas e as escolas portuguesas. Foi ainda muito interessante ter visitado Varsóvia e ter participado em atividades diferenciadas com as quais aprendemos imenso. Com este projeto aprendi um pouco como é viver com pessoas de outras culturas e como é bom e divertido interagir com elas. Espero no futuro poder participar em projetos Erasmus+ de novo!! (Matilde Bastos, 7º E)

“Eu gostei muito da mobilidade! Foi uma experiência incrível que tinha prazer em voltar a fazer! Eu gostei, principalmente, de estar com os meus amigos Polacos e conhecer novos amigos Italianos. Este intercâmbio foi interessante porque aprendi a falar um bocadinho de cada língua; gostei também de experimentar os pratos típicos de lá, mas para ser sincera, não fiquei muito aficionada da culinária polaca. (Leonor Silva, 7º E)

“Na minha opinião a mobilidade foi bastante interessante, pois tivemos contacto com novas pessoas e realizámos atividades diferentes. Foi uma experiência incrível e, sem dúvidas, quero repetir. Uma das melhores partes foi conhecer pessoas com diferentes culturas e criar uma amizade com elas. Durante a semana aprendemos um pouco sobre a cultura polaca, como por exemplo: costumes, pratos típicos e o idioma. Claro que não gostei de alguns pratos típicos, mas no geral são bastante bons.” (Mariana Poças, 7º E)

“A minha participação no projeto Erasmus+ KA229 Learning and Sharing with CLIL permitiu-me numa primeira fase experimentar novos contextos associados ao processo ensino/aprendizagens, tornando-o mais apelativo e automaticamente mais passível de sucesso. Numa segunda fase, tive o privilégio de contactar com colegas e alunos de outros países, permitindo, desta forma, uma partilha de experiências enriquecedoras. Penso que o contacto com este tipo de projetos contribuem de uma forma substancial para uma reflexão crítica sobre a minha atividade profissional e os possíveis caminhos e prosseguir, bem como um crescimento pessoal e cultural.” (professora Elsa Nunes)

“A mobilidade à Polónia foi uma das experiências mais estimulantes em que participei como professora. O ambiente acolhedor permitiu a partilha de diferentes culturas e metodologias de ensino, assim como a promoção de uma aprendizagem não formal. Considerei o programa de atividades bastante motivador e diversificado, destacando a visita ao museu Marie Curie e ao Palácio Antonine (incluindo o espaço florestal circundante). Foi uma atividade inesquecível e muito enriquecedora para todos.” (professora Sílvia Bandarrinha)

“A mobilidade à Polónia foi acima de tudo uma forma de aprender novas formas pedagógicas de ensino, conhecer novos colegas e alunos, de outras nacionalidades, com maneiras de ser e estar próprias, que me tornaram um professor mais completo e com algumas ideias que eventualmente posso ou devo colocar em prática na nossa escola, ou mesmo nas minhas aulas. Foi uma surpresa muito agradável este Erasmus. A todos os participantes o meu muito obrigado pela partilha. (professor Orlando Basto)

Foi, assim, uma viagem muito enriquecedora e que permitiu o desenvolvimento de diferentes competências e, sobretudo, a criação de laços estreitos entre alunos e professores de diferentes nacionalidades europeias que juntos procuram aprender e partilhar boas práticas.



ESA em Itália

Professores e alunas da ESA estiveram em Modena, Itália, no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 Learning and Sharing with CLIL

Os professores João Esperanço, Laura Pinheiro, Nazaré Andrade e Orlando Basto e cinco alunas da escola secundária de Amarante participaram numa mobilidade a Modena, Itália, de dezoito a vinte e dois de outubro, para representarem Portugal no projeto internacional Erasmus+ KA229 Learning and Sharing with CLIL. Trata-se de um projeto de partilha de boas práticas, entre três escolas de Portugal, Polónia e Itália, que tem como objetivos principais a implementação da metodologia CLIL, o desenvolvimento de competências linguísticas em língua inglesa, e o fomento de capacidades sociais e pessoais. As alunas e os docentes estiveram envolvidos, com discentes e professores de todas as escolas parceiras, em várias atividades, nomeadamente workshops e aulas relacionadas com o estudo do ADN, a teoria de evolução de Darwin e o trabalho desenvolvido por Mendel. Tratou-se de uma mobilidade que permitiu fomentar as competências no que diz respeito a implementação da metodologia CLIL nas aulas de Ciências da Natureza e permitiu aos docentes desenvolver a sua proficiência nesta prática letiva. Os workshops e as atividades letivas foram dinamizados pelos docentes Salvatore Altavilla e Angela Colopi do Istituto Comprensivo de Modena. A mobilidade incluiu ainda algumas visitas culturais ao centro histórico de Modena, à fábrica Maserati e à maravilhosa cidade de Veneza.


As alunas adoraram a experiência, como se pode deduzir pelos seus comentários:

“Adorei participar nesta mobilidade a Itália por várias razões: em termos culturais, destaco a visita a sítios lindíssimos como o Palazzo dei Musei e a Praça de São Marcos. Em relação às atividades escolares, acho que foram muito dinâmicas e interessantes, já que aprendemos os conteúdos em grupos, através de experiências, jogos e até visitando a Fundação Golinelli. O que mais gostei de fazer foi passear com o grupo italiano por um dos jardins de Modena, já que foi esse o maior «tempo livre» que tivemos para conversar, conhecermo-nos e criarmos uma amizade.” (Maria de Monserrate Costa, 10º CLH3 )

“Durante esta mobilidade, eu consegui conhecer várias cidades diferentes, experimentar comidas diferentes e experienciar outras culturas. Porém, a parte que mais gostei foi ir à escola e fazer novas amizade. Este projeto permitiu-me, não só alargar o meu conhecimento, como também fazer amigos que espero levar para a vida. No geral, estou extremamente grata por esta experiência e pela equipa incrível que me acompanhou e tenho de dizer que a repetia sem pensar duas vezes.” (Ana Beatriz Lima, 10º CLH1)

" Toda esta experiência Erasmus foi muito boa, porque visitámos muitos monumentos e experimentámos muitas coisas novas. O que mais gostei foram as aulas na escola de Modena com os alunos italianos e polacos, onde conhecemos muitas pessoas e aprendemos muita informação sobre o ADN de forma lúdica e com muitas atividades experimentais à mistura." (Leonor Matos, 10º CT1)

“A experiência Erasmus em Itália foi incrível. As atividades escolares experimentais e teóricas foram muito interessantes e enriquecedoras, porque aprendemos muita informação de forma divertida. Mas o melhor da experiência foi conhecer as pessoas que eram muito simpáticas e acolhedoras. Além disso, as cidades que visitámos eram lindíssimas e a comida era incrível. Recomendo estas iniciativas a toda a gente.” (Francisca Matos, 10º CSE)

“…Foi na escola ICS Modena 1, que nos juntámos a uma comitiva polaca e outra italiana, e desenvolvemos o programa a que nos propusemos. Fizemos várias experiências e kahoots na área da Biologia. Apesar de ter gostado de todas estas atividades, o que mais apreciei foi, sem dúvida, o facto de ter conhecido e convivido com jovens de outras nacionalidades para além de ter vivido esta semana fora da minha “zona de conforto”, o que me levou a estreitar relações de amizade com colegas e professores da ESA.

Por fim, não me posso esquecer de todas as experiências culturais que me foram oferecidas e das quais deixo aqui alguns exemplos: Visita à fabrica da Maserati (Modena), Visita ao Palazzo dei Musei (Modena), Catedral de São Marcos (Veneza),etc. Adorei a experiência e recomendo a todos os jovens a participação em programas similares.” (Sara Cerqueira Costa, 9º B)



Mobilidade a Modena, Itália, interrompida devido ao vírus COVID-19, no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 Learning and Sharing with CLIL

As alunas Ana Beatriz Lima, Francisca Matos, Leonor Matos, Maria Costa e Sara Costa, do sétimo e oitavo anos, acompanhadas pelos professores Carla Alves, Laura Pinheiro, Nazaré Andrade e Orlando Teixeira, partiram para a escola Instituto Comprensivo IC1 de Modena, em Modena, Itália, no dia vinte e dois de fevereiro de 2020, para representarem Portugal no projeto internacional Erasmus+ KA229 Learning and Sharing with CLIL. Trata-se de um projeto de partilha de boas práticas entre quatro escolas de Portugal, Hungria, Itália e Polónia, que tem como objetivos principais a implementação da metodologia CLIL nas diferentes instituições de ensino, assim como o desenvolvimento das competências linguísticas em língua inglesa e das competências sociais e pessoais dos alunos e professores participantes. A mobilidade tinha a duração prevista de sete dias e iria incluir atividades letivas e culturais para os discentes, assim como workshops de formação sobre a metodologia CLIL para os docentes. No entanto, infelizmente, a mobilidade foi interrompida no segundo dia porque as instituições de ensino na área de Modena e Bolonha foram encerradas por decisão governamental devido à ameaça do vírus COVID-19. Por conseguinte, o grupo viu-se forçado a regressar a Portugal no dia seguinte, 23 de fevereiro, o que causou desalento e frustração em todos os participantes.



Apesar destes constrangimentos, todas as alunas e todos os professores demonstraram sempre uma atitude muito paciente e bem-disposta. Esperemos que a pandemia termine rapidamente para que esta mobilidade se possa efetuar e todos os alunos e docentes das diferentes nacionalidades tenham a oportunidade de se conhecer pessoalmente e se consiga atingir todos os objetivos previstos.




Página desenvolvida por Pedro Carvalho baseado num template de w3schools