Descrição

Erasmus+ KA229 “ Popular Folk Dances: a mirror of the national traditions and of the minorities” trata-se de um projeto de parcerias estratégicas envolvendo cinco escolas oriundas de cinco países distintos, a saber Itália, Turquia, Roménia, Eslovénia, e Portugal, tendo como objetivos principais a partilha de boas práticas no âmbito da valorização e pesquisa sobre a etnografia, etnologia e folclore de cada região das escolas participantes. Na Escola Secundária de Amarante este projeto envolverá vários docentes e as turmas AV e CLH do décimo e do décimo-primeiro anos.

Projeto número

2019-1-IT02 KA229- 062173_2

Duração

24 meses (1 de Setembro 2019 a 31 de agosto de 2021)

Escolas envolvidas

Escola Secundária de Amarante, Portugal

Liceo Siotto Pintor, Itália (escola coordenadora)

Scoala Gimnaziala Geo Bogza, Roménia

Osnovna sola dr. Janeza Mencingerja Bohinjska Bistrica, Eslovénia

Sumer Ortaokulu, Turquia

Objetivos

  • Partilhar boas práticas no âmbito da valorização da cultura popular;
  • Sensibilizar os alunos e toda a comunidade educativa para a revitalização da etnografia e folclore da região e de todas as regiões nas quais as diferentes instituições educativas se inserem;
  • Pesquisar sobre a etnografia local, nacional e internacional e a história a elas associada;
  • Fomentar o respeito pela herança cultural;
  • Motivar os alunos diversificando estratégias e metodologias;
  • Aumentar as competências dos docentes que potenciem a participação em projectos europeus;
  • Conceder uma dimensão europeia ao projeto educativo;
  • Conhecer os sistemas de ensino europeus e não europeus, em especial na Itália, Eslovénia, Roménia e Turquia;
  • Desenvolver as competências linguísticas em língua inglesa e adquirir vocabulário específico;
  • Incrementar as competências sociais de alunos e professores envolvidos;
  • Promover o espírito de trabalho colaborativo para a cidadania Europeia.

Público

Professores, alunos da ESA, em especial as turmas de décimo e décimo-primeiro anos das áreas de artes visuais e de ciências sociais e humanas, e toda a comunidade educativa.

Atividades

  • Mobilidades
  • Mobilidades de alunos e docentes a todas as escolas parceiras, incluindo atividades de ensino formal e não formal.

  • Concurso
  • Concurso para o melhor logotipo.

  • Grupo de Danças
  • Formação de um grupo de danças tradicionais na ESA, constituído por alunos, docentes, encarregados de educação e outros elementos da comunidade educativa.

  • Pesquisa
  • Pesquisa sobre a etnografia e o folclore a nível regional e nacional

  • Workshops
  • Workshops para docentes sobre os benefícios da dança

  • Vídeo Educacional
  • Organização de um vídeo educacional, em língua inglesa, sobre a temática dos benefícios da dança para ser usado nas atividades letivas das diferentes escolas

Estratégias de disseminação

  • Website e jornal online da ESA;
  • Erasmus+ corner;
  • Imprensa local;
  • Redes sociais, como Facebook, Instagram e eTwinning;
  • Cartazes com apresentação sucinta do projeto;
  • Workshops;
  • Reuniões de Conselhos de Turma e de Departamento;

A Equipa


Página desenvolvida por Pedro Carvalho baseado num template de w3schools