Popular Folk Dances: a mirror of the national traditions and of the minorities



Mobilidades

Professores da ESA estiveram na Roménia

De 5 a 11 de dezembro de 2021 estiveram em Bucareste, Roménia, quatro alunos e dois professores da ESA, a representar Portugal no projeto KA229 “Popular Folk Dances: a mirror of the national traditions and of the minorities”. Este projeto envolve cinco países (Itália, Turquia, Roménia, Eslovénia e Portugal) e pretende valorizar a etnografia, a etnologia e o folclore como elementos diferenciadores da nossa identidade nacional e europeia, partilhar a nossa singularidade com os demais povos europeus e contribuir para a construção de uma herança intercultural comum às escolas participantes. As atividades desenvolvidas foram muito variadas e privilegiaram o trabalho colaborativo e cooperativo. Os alunos e professores foram convidados a organizar uma exposição dos trajes e objetos tradicionais que povoam o imaginário do Folclore, levaram a cabo uma demonstração de danças folclóricas e tradicionais de cada país, dinamizaram debates sobre a arte popular dos países envolvidos, participaram em workshops subordinados a temas ligados à dança folclórica e visitaram monumentos e locais de relevo na História e Cultura Romenas. Os alunos tiveram uma oportunidade única de construir conhecimento e refletir criticamente usando linguagem verbal (o Inglês) e linguagem não verbal (a dança).


Os testemunhos dos alunos falam por si:


“Esta mobilidade Popular Folk Dances, inserida no Projeto Erasmus, foi, para mim, uma experiência única e incrível que infelizmente não se poderá repetir, num futuro próximo. Saliento a ótima estadia e também a fabulosa hospitalidade de todos os que estiveram envolvidos neste projeto. Durante a nossa estadia realizámos diversas atividades, das quais saliento: visitas a palácios, visita ao "Castelo de Peles", passeios pela baixa da cidade de Bucareste onde podemos ver e visitar lojas antigas e típicas. Foi-nos também dada a oportunidade de visitar o tão emblemático Parlamento da Roménia (the Palace of the Parliament). Não posso também deixar de salientar a sua gastronomia e os famosos pratos típicos deste país. Por último, gostaria de referir que, com esta oportunidade que me foi dada, conheci pessoas de outros países, com culturas e tradições tão diferentes das nossas. Foi um enorme enriquecimento a nível pessoal, principalmente a oportunidade que tive de praticar e melhorar o meu inglês, pois era através desta língua que comunicávamos entre nós, estudantes de diferentes países.” (Ana Carolina Queirós, 10º AV)


“A mobilidade à Roménia foi uma das melhores experiências que tive até aos dias de hoje. Proporcionou-me a oportunidade de entrar em contacto com diferentes culturas, de conhecer lugares extraordinários, mas também de conviver numa realidade diferente da minha. Foi uma experiência muito enriquecedora, intensa e divertida, na qual criei laços e lembranças inesquecíveis. Fiz amizades que levarei para sempre comigo, na memória e no coração. Numa palavra, defino esta experiência como “aventura”. Sem dúvida, algo a repetir.” (Beatriz Cunha, 12º PTAS)


“A minha experiência de Erasmus foi espetacular. Mesmo com todas as restrições, devido à Covid - 19, foi possível ter uma semana inesquecível, onde conhecemos pessoas incríveis de várias nacionalidades diferentes. É uma experiência que todos deveríamos ter. Tivemos oportunidade de conhecer realidades diferentes da nossa, provar comida tradicional romena e visitar locais fabulosos como o Castelo de Peles e o Palácio do Parlamento. A nossa estadia foi diferente da habitual em Erasmus. Ficámos num hotel perto da escola, onde tivemos condições agradáveis, tirando alguns problemas inesperados. Foi uma experiência muito enriquecedora, principalmente no meu inglês, que certamente irei repetir num outro destino.” (Joel Rebelo, 12º CLH2)


“Participei no projeto Erasmus “Popular Folk Dances”. Criei vários cenários e expectativas, mas na realidade a experiência foi para além do expectado! Foram cinco dias que, sem dúvida, fizeram florescer o meu lado comunicativo. Conheci e mantenho contacto com amigos além-fronteiras, continuo a desenvolver as minhas capacidades no que se refere ao inglês um pouco todos os dias, ou seja, é uma experiência contínua e até inesquecível! Ao longo da semana fui abrindo a minha mente a novas ideias, culturas e ideologias totalmente diferentes até das pessoas que me rodeiam, e é notória a influência desta rutura de preconceitos no meu dia-a-dia. As condições de hospedagem foram agradáveis, melhores do que o esperado, diria, os funcionários super prestáveis, assim como os professores que foram ótimos orientadores e amigos durante toda a experiência, do primeiro ao último momento. O paladar romeno nada tem em comum com o nosso e, por isso, nem sempre apreciei os pratos tradicionais, no entanto, os pontos positivos sobrepuseram-se, claramente, a esta pequena contrariedade.

No geral, e como referido anteriormente, uma viagem enriquecedora, algo a repetir.” (Lara Sousa, 12º CLH2)


Esta mobilidade proporcionou, aos alunos, aprendizagens únicas e, aos professores, momentos de franca e enriquecedora partilha de boas práticas e foi, para ambos, um contexto privilegiado para estabelecer laços de amizade para toda a vida.




Second short term staff training event: Folk Dance and its benefits

De quatro a oito de outubro de 2021, a Escola Secundária de Amarante ofereceu um curso de formação de curta duração, sobre os benefícios da inclusão do módulo dança no curriculum, para professores estrangeiros, oriundos de Itália, Roménia, Eslovénia e Turquia, parceiros no projeto Erasmus+ KA229 Folk Dance. Este curso foi dinamizado pelo docente Bruno Teixeira, do grupo de educação física, e por Nuno Paulo, responsável pela Academia de Dança de Amarante. O workshop teve como objetivos principais incrementar o conhecimento sobre as danças folclóricas e a etnografia do norte de Portugal; elencar e analisar os benefícios da inclusão das danças folclóricas no curriculum dos alunos; desenvolver estratégias de avaliação adequadas no ensino das danças populares; melhorar as competências linguísticas em língua inglesa; e fomentar a interculturalidade e espírito de pertença europeu.


Durante esta mobilidade os docentes assistiram também a um sarau cultural durante o qual foram apresentados algumas associações culturais, nomeadamente instituições ligadas à dança (folclórica: Grupo Folclórico de Vila Meã, clássica e contemporânea: Academia de Dança de Amarante) e à cultura popular (grupo de Zés Pereiras Unidos da Paródia e banda ProPagode). No âmbito deste projeto os professores tiveram ainda a oportunidade de visitar o Museu do Traje em Viana do Castelo e as atrações principais de Amarante, a saber o Museu Amadeo de Souza Cardoso e o Mosteiro de S. Gonçalo.


Todos os docentes participantes forma unânimes em considerar esta mobilidade muito enriquecedora tanto a nível pessoal, como profissional.






Professores da ESA estiveram em Kayseri, na Turquia

Os professores Bruno Teixeira, Isabel Cerqueira, Laura Pinheiro e Pedro Carvalho, estiveram em Kayseri, Turquia, de dezoito a vinte e dois de novembro de 2019, para representarem Portugal no projeto internacional Erasmus+ KA229 Folk Dances. Trata- se de um projeto de partilha de boas práticas entre cinco escolas de Portugal, Turquia, Itália, Roménia e Eslovénia, que tem como objetivos principais a promoção e a revitalização do folclore e da etnografia. Este projeto, com a duração de três anos letivos, envolverá as turmas de décimo e décimo-primeiro anos das áreas de artes visuais e de ciências sociais e humanas e as disciplinas de Português, Inglês, História A, Geografia A, Desenho A e História da Cultura e das Artes.


Os docentes participaram num workshop sobre as tradições e cultura popular de cada país envolvido. Como se tratou da primeira mobilidade internacional no âmbito deste projeto, foram apresentadas as características de cada estabelecimento de ensino e foi feita uma redistribuição das tarefas e das atividades a implementar durante o desenvolvimento do mesmo. Foi ainda escolhido o logotipo para representar esta iniciativa, tendo sido vencedor um dos logotipos criados pelos alunos do oitavo ano da nossa escola. Ficou ainda decidido que a próxima mobilidade será à Eslovénia, em março de 2020.


Nesta deslocação estiveram incluídas atividades culturais, tais como a visita à Capadócia, património mundial da Unesco, onde se pode contemplar as famosas “chaminés de fada”, e ao castelo Melikgazi na cidade de Kayseri.


Foi uma viagem bastante profícua a todos os níveis, tanto pessoal como profissional, e realça-se a hospitalidade do povo turco, que nos fez sentir em casa.





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