Popular Folk Dances: a mirror of the national traditions and of the minorities

Second short term staff training event: Folk Dance and its benefits

De quatro a oito de outubro de 2021, a Escola Secundária de Amarante ofereceu um curso de formação de curta duração, sobre os benefícios da inclusão do módulo dança no curriculum, para professores estrangeiros, oriundos de Itália, Roménia, Eslovénia e Turquia, parceiros no projeto Erasmus+ KA229 Folk Dance. Este curso foi dinamizado pelo docente Bruno Teixeira, do grupo de educação física, e por Nuno Paulo, responsável pela Academia de Dança de Amarante. O workshop teve como objetivos principais incrementar o conhecimento sobre as danças folclóricas e a etnografia do norte de Portugal; elencar e analisar os benefícios da inclusão das danças folclóricas no curriculum dos alunos; desenvolver estratégias de avaliação adequadas no ensino das danças populares; melhorar as competências linguísticas em língua inglesa; e fomentar a interculturalidade e espírito de pertença europeu.


Durante esta mobilidade os docentes assistiram também a um sarau cultural durante o qual foram apresentados algumas associações culturais, nomeadamente instituições ligadas à dança (folclórica: Grupo Folclórico de Vila Meã, clássica e contemporânea: Academia de Dança de Amarante) e à cultura popular (grupo de Zés Pereiras Unidos da Paródia e banda ProPagode). No âmbito deste projeto os professores tiveram ainda a oportunidade de visitar o Museu do Traje em Viana do Castelo e as atrações principais de Amarante, a saber o Museu Amadeo de Souza Cardoso e o Mosteiro de S. Gonçalo.


Todos os docentes participantes forma unânimes em considerar esta mobilidade muito enriquecedora tanto a nível pessoal, como profissional.






Workshop online sobre danças tradicionais europeias

No dia 16 de dezembro os professores Bruno Teixeira e Laura Pinheiro e os alunos envolvidos no projeto Erasmus+ KA229 Folk Dances, das turmas 12º CLH1 e 12º CLH2, participaram num workshop online subordinado à temática danças tradicionais europeias. Os discentes de cada escola parceira neste projeto Erasmus+, a saber Liceo Siotto Pintor, de Itália, Sumer Ortaokulu, da Turquia, Osnovna Sola dr. Janeza Mencingerja Bohinjska Bistrica, da Eslovénia, Scoala Gimnaziola Geo Bogza, da Roménia e Escola Secundária de Amarante, em representação de Portugal, apresentaram diferentes danças folclóricas próprias das suas regiões, explicaram a simbologia dos trajes e descreveram as características e a história de alguns instrumentos musicais típicos dos seus países.


Foi um momento de partilha das tradições culturais, durante o qual todos os discentes aprenderam sobre a etnografia de cada país, promovendo não só a valorização das nossas raízes, como o respeito pela diferença e pela riqueza cultural.


Todos os alunos envolvidos apreciaram bastante a atividade, que estreitou um pouco mais os laços que os unem. Apesar de, neste momento, a pandemia não permitir mobilidades, estas iniciativas permitem manter o contacto entre todos e provar que, mesmo à distância, conseguimos trabalhar de forma colaborativa e enriquecedora.





Página desenvolvida por Pedro Carvalho baseado num template de w3schools