MEASURING WITH MATHS

O PROJETO

MEASURING WITH MATHS

Resumo

Erasmus+ KA2 Measuring With Maths trata-se de um projeto de parcerias estratégicas envolvendo cinco escolas oriundas de quatro países europeus, a saber : Escola Secundária de Amarante de Amarante em Portugal; CEIP Principe de Asturias de Almansa em Espanha; St. Patrick’s Primary School de Tuam na Irlanda (escola coordenadora), Scoil Losagái de Limeric na Irlanda e Auraskolen de Esbjerg na Dinamarca. Tem como objetivos principais a partilha de boas práticas no âmbito das metodologias usadas no ensino da matemática e consequente melhoria nos resultados dos alunos nesta disciplina. Na Escola Secundária de Amarante este projeto envolve vários docentes e cinco turmas, duas de sétimo ano (7º A e 7º B) e três de décimo ano (10º CT3, 10º CT4 e 10º CLH2). Estas turmas têm desenvolvido no tempo dedicado ao DAC (domínio de autonomia curricular) atividades relacionadas com este projeto. Por conseguinte, as turmas de sétimo ano participaram no concurso “Logotipo para MWM”, realizaram trabalhos de pesquisa sobre os diferentes países envolvidos no projeto e em matemática abordaram o lado lúdico e prático da matemática. Os alunos das turmas de décimo realizaram um glossário de termos matemáticos nas línguas portuguesa e inglesa, e criaram um trilho matemático para exploração da cidade de Amarante.

Duração

24 meses (1 de Setembro 2017 a 31 de agosto de 2019)

Parceria estratégica

Escola Secundária de Amarante, Amarante, Portugal

CEIP Principe de Asturias, Almansa, Espanha

St. Patrick’s Primary School, Tuam, Irlanda (coordenador)

Scoil Losagáin, Limerick, Irlanda

Auraskolen, Esbjerg, Dinamarca

Objetivos

  • Conceder uma dimensão europeia ao projecto educativo;
  • Incentivar a criatividade e a inovação no ensino da matemática;
  • Motivar os alunos diversificando estratégias e metolodologias;
  • Demonstrar que a matemática é uma linguagem universal que transcende as fronteiras internacionais e culturais;
  • Contribuir para o sucesso educativo na disciplina de matemática;
  • Promover a partilha de boas práticas entre os docentes de diferentes nacionalidades europeias;
  • Aumentar as competências dos docentes que potenciem a participação em projectos europeus;
  • Conhecer os sistemas de ensino europeus, em especial de Espanha, Irlanda e Dinamarca;

Temática

Promoção da literacia da matemática

Processo de seleção

Foi feito um convite aos professores de matemática e de inglês dos sétimos e dos décimos anos, uma vez que essas eram as disciplinas envolvidas diretamente no projeto. Abraçaram o desafio metade dos professores que lecionavam esses níveis, estando envolvidas cinco turmas.

Público

Professores e alunos da ESA, em especial as turmas de décimo ano e sétimo ano.

Atividades

  • Reuniões transnacionais com os professores das escolas parceiras;
  • Realização de trilhos de matemática nas diferentes cidades das escolas participantes (exemplo: Amarante in mumbers);
  • Organização de um booklet com atividades diversificadas de matemática em português, inglês, gaélico, castelhano e dinamarquês.

Resultados

Melhoria dos resultados na disciplina de matemática e internacionalização da Escola Secundária de Amarante.

Estratégia de disseminação

  • Reuniões com os docentes da ESA;
  • Reuniões de Conselhos de Turma e de Departamento;
  • Website e jornal online da ESA;
  • Imprensa local;
  • Redes sociais, como Facebook e ETwinning;
  • Cartazes com apresentação sucinta do projeto;
  • Workshops.