We only have one planet. Now is the time to take action!

Descrição

Erasmus+ KA229 “We only have one planet. Now is the time to take action” trata-se de um projeto de parcerias estratégicas envolvendo cinco escolas oriundas de cinco países europeus, a saber Estónia, Letónia, Irlanda, Dinamarca, Islândia e Portugal, tendo como objetivos principais a partilha de boas práticas no âmbito da preservação do ambiente. Na Escola Secundária de Amarante este projeto envolverá vários docentes e todas as turmas do décimo ano (ensino regular e ensino profissional). Como o grande objetivo é a identificação dos problemas ambientais das comunidades onde as diferentes escolas se inserem e a tentativa de encontrar soluções para minimizar os efeitos nefastos dos mesmos, contamos, ainda, com a colaboração dos Clube Esambiente e Ecoescolas.

Projeto número

2019-1-EE01-KA229-051602_5

Duração

24 meses (1 de Setembro 2019 a 31 de agosto de 2021)

Escolas envolvidas

Escola Secundária de Amarante, Portugal

Jelgavas Tehnologiju vidusskola, Letónia

Oru Kool, Estónia (escola coordenadora)

Auraskolen, Dinamarca

Objetivos

  • Partilhar boas práticas de proteção do meio ambiente;
  • Sensibilizar os alunos e toda a comunidade educativa para as questões ambientais;
  • Dar a conhecer os problemas ambientais das comunidades onde as escolas estão inseridas;
  • Identificar de forma colaborativa possíveis soluções para minimizar as consequências dos problemas ambientais específicos de cada comunidade;
  • Demonstrar que a preservação do ambiente é uma preocupação universal que transcende as fronteiras internacionais e culturais;
  • Despertar para a consciência ecológica, relacionada com o consumo sustentável e tratamento de resíduos e reciclagem;
  • Motivar os alunos diversificando estratégias e metodologias;
  • Aumentar as competências dos docentes que potenciem a participação em projectos europeus;
  • Conceder uma dimensão europeia ao projeto educativo;
  • Conhecer os sistemas de ensino europeus, em especial na Letónia, Estónia , Islândia e Dinamarca;
  • Desenvolver as competências linguísticas em língua inglesa e adquirir vocabulário específico sobre meio ambiente;
  • Incrementar as competências sociais de alunos e professores envolvidos;
  • Promover o espírito de trabalho colaborativo para a cidadania Europeia.

Público

Professores , alunos da ESA, em especial as turmas de décimo ano (ensino regular e profissional) e toda a comunidade educativa.

Atividades

  • Mobilidades
  • Mobilidades de alunos e docentes a todas as escolas parceiras, incluindo atividades de ensino formal e não formal.

  • Concurso
  • Concurso para o melhor logotipo.

  • Pesquisas
  • Pesquisa sobre os problemas ambientais de cada comunidade e sobre possíveis soluções que minimizem os efeitos nefastos desses problemas.

  • Campanhas
  • Campanhas de sensibilização sobre as questões ambientais.

  • Vídeo
  • Organização de um vídeo educacional, em língua inglesa, sobre a temática da preservação do ambiente para ser usado nas atividades letivas das diferentes escolas.

Estratégias de disseminação

  • Website e jornal online da ESA;
  • Erasmus+ corner;
  • Imprensa local;
  • Redes sociais, como Facebook, Instagram e eTwinning;
  • Cartazes com apresentação sucinta do projeto;
  • Workshops;
  • Reuniões de Conselhos de Turma e de Departamento;

A Equipa


Página desenvolvida por Pedro Carvalho baseado num template de w3schools