As professoras Alexandra Vieira e Laura Pinheiro acompanharam cinco alunos da escola secundária de Amarante, a Neskaupstadur, na Islândia, de vinte e nove de setembro a seis de outubro, para representarem Portugal no projeto internacional Erasmus+ KA229 We only have one planet. Trata-se de um projeto de partilha de boas práticas entre cinco escolas de Portugal, Islândia, Letónia, Dinamarca e Estónia que tem como objetivos principais a proteção do ambiente e a procura de soluções que minimizem os efeitos nefastos da produção de resíduos. Os alunos e as docentes estiveram envolvidos, com discentes e professores de todas as escolas parceiras, em várias atividades relacionadas com o estudo dos diferentes problemas ambientais que afetam as comunidades onde cada estabelecimento de ensino está inserido. Tiveram a oportunidade de deixar a sua marca na flora local, pois participaram na plantação de árvores e fizeram ainda reciclagem de vidro.
Os alunos adoraram a experiência, como se pode deduzir pelos seus comentários: “Para mim, esta foi uma viagem de muita aprendizagem e também uma experiência incrível. Melhorei muito o meu inglês e aprendi algumas palavras em islandês. Aprendi como se separa e se trata do lixo em diferentes países, percebi que a água dos oceanos está cheia de microplásticos que não se veem a olho nu e ajudei o planeta ao plantar árvores; provei comidas que nunca pensei provar (como arroz com leite); conheci pessoas fantásticas e vi paisagens mesmo bonitas… obrigada por me darem uma oportunidade como esta, foi uma viagem que nunca vou esquecer!” (Ana Rita Lírio, 10º CT5)
“Com esta mobilidade aprendi que cada país é diferente, seja a nível cultural, social e até culinário. Pude perceber de que forma os habitantes desta pequena cidade vivem e aprendi um pouco mais sobre os métodos de tratamento de resíduos nos vários países da Europa. Com a necessidade de falar inglês para poder comunicar, posso constatar que a fluência na língua melhorou bastante, o que é mais um aspeto positivo para esta mobilidade.” (Carolina Monteiro, 10º CT5)
“Toda a semana que passámos foi uma experiência ótima. Pudemos aprender diversas coisas em relação ao ambiente, desenvolver capacidades de comunicação, fazer novos amigos e, também importante, crescermos como pessoas numa sociedade que precisa do apoio de todos.” (Duarte, 10º CT5)
“Com a minha participação no Erasmus fiquei (ainda) mais alertado acerca do que é necessário fazer para mudar o nosso planeta. A poluição é, infelizmente, comum a todos os países e grande parte da comunidade continua a ter hábitos errados que se refletem nas alterações da Terra. Aprendi ainda que diferentes países têm diferentes métodos de reciclagem, recolha e armazenamento do lixo, bem como, por exemplo, diferentes cores de contentores. Passando para a vertente cultural, visitei sítios que nunca teria oportunidade de visitar se não fosse um dos sortudos selecionados e a minha comunicação em Inglês melhorou substancialmente, pois era a língua utilizada para comunicar com os colegas de diferentes países. (Diogo Abreu, 10º CT5)
“Com a minha participação neste projeto, aprendi que ainda temos muito a fazer para melhorarmos o estado do planeta. Apercebi-me que os problemas ambientais não acontecem apenas em Portugal ou numa certa região, mas sim em todo o mundo. A nível cultural, enriqueceu-me bastante e melhorou também o meu nível de inglês. Consegui fazer novas amizades, algumas das quais que levarei para a vida e que me tornaram numa pessoa diferente de uma forma positiva. Visitei sítios que nunca imaginaria observar e senti-me uma sortuda por ter tido esta oportunidade. Foi, sem dúvida, a melhor experiência da minha vida!” (Leonor Pinto , 10º CT4)
Foi, assim, uma viagem muito enriquecedora e que permitiu o desenvolvimento de diferentes competências e, sobretudo, a criação de laços estreitos entre alunos e professores de diferentes nacionalidades europeias que juntos procuram lutar por um mundo melhor e mais sustentável.
Durante a semana de 28 de setembro a 2 de outubro catorze alunos do 11º ano regular e profissional e duas professoras (Alice Sousa e Laura Pinheiro) estiveram envolvidos em diferentes atividades online no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 “We only have one planet”. Nesta semana decorreria a mobilidade a Auraskolen em Esbjerg na Dinamarca que, infelizmente, foi cancelada devido à pandemia Covid-19. Por conseguinte, os nossos alunos, assim como os discentes das diferentes escolas parceiras (da Letónia, Estónia e Islândia), que se deslocariam a Auraskolen, acompanharam os alunos dinamarqueses nestes dias, tendo visto os vídeos que estes efetuaram das iniciativas nas quais iriam participar, como limpeza da praia Fano , visita a Kikkebjerg e Myrthvegard, plantação de árvores, e pintura com graffiti de um mural alusivo à temática da proteção ambiental.
Na sexta-feira, dia 2 de outubro, realizou-se uma assembleia geral por videoconferência com todos os alunos e professores envolvidos no projeto, na Sala do Futuro, durante a qual se analisaram e avaliaram as diferentes atividades e se apresentaram ideias e iniciativas para dar continuidade a este projeto em prol do ambiente e da preservação do nosso planeta. Na nossa escola será feita uma caminhada ao longo das margens do rio Tâmega para recolha do lixo aí existente, numa parceria com o grupo de educação física e com os clubes Ecoescola e Esambiente.
As professoras Fernanda Capela e Julieta Freitas acompanharam cinco alunos: Catarina Andrade; Maria Files; Maria João Almeida; Pedro Costa e Tiago Lopes, da Escola Secundária de Amarante, a Linnamãe Kula, na Estónia, de três a nove de outubro, para representarem Portugal no projeto internacional Erasmus+ KA229 “We only have one planet”. Trata-se de um projeto de partilha de boas práticas entre escolas de cinco países: Portugal, Islândia, Letónia, Dinamarca e Estónia que tem como objetivos principais a proteção do ambiente e a procura de soluções que minimizem os efeitos nefastos da produção de resíduos.
Os alunos e as docentes estiveram envolvidos, com alunos e professores de todas as escolas parceiras, em várias atividades relacionadas com o estudo dos diferentes problemas ambientais que afetam as comunidades onde cada estabelecimento de ensino está inserido. Durante esses dias, os alunos tiveram a oportunidade de participar em atividades práticas, dando lugar a um trabalhointerativo. Todas as atividades tiveram como fio condutor a problemática do lixo, o tratamento de resíduos, reciclagem, o consumo sustentável e a preservação de habitats.
Os alunos analisaram problemas ambientais relacionados com esta região, nomeadamente o microplástico no Mar Báltico e a poluição provocada pelos navios e os impactes nas populações da avifauna. Neste âmbito, assistiram a uma palestra na Tallinn Univerity of Technology Departmant of Marine Systems.Visitaram a reserva Natural de Matsalu acompanhados por um especialista na conservação de aves e dosseus habitats que foi explicando os processos que ocorrem nos pântanos.Visitaram também a reserva natural de Silma, onde realizaram diversas atividades relacionadas com os problemas ambientais do mar Báltico e observação de aves, tendo feito uma caminhada na floresta /bosque ao anoitecer com o objetivo de observar in loco bandos de aves.Os alunos tiveram oportunidade de recolher fungos existentes no tronco das árvores que utilizaram posteriormente parafazer uma espécie de papel que trouxeram como souvenir. Também planificaram e realizaram um vídeo educativo sobre boas práticas ambientais.
A experiência foi enriquecedora a nível de aprendizagem e sensibilização sobre os problemas ambientais, e permitiu odesenvolvimento de diferentes competências, incluindo a comunicação em língua Inglesa e, sobretudo, a criação de laços estreitos entre alunos e professores de diferentes nacionalidades europeias que juntos procuram lutar por um mundo melhor e mais sustentável. Os alunos adoraram a experiência, como se pode deduzir pelos seus comentários: “Pude desfrutar de uma experiência única, juntamente com os meus quatro colegas e as professoras. Vivenciei novos hábitos e costumes, criei laços com pessoas de diferentes países, visitei lugares magníficos e as atividades realizadas na escola de Oru permitiram-me partilhar e aumentar o meu conhecimento.
Sem dúvida, uma experiência que recomendo a todos, pois é uma forma de alargarmos a nossa visão do mundo.” (Maria João Almeida, 12CT5);
“… melhor experiência que tive na vida. Conheci uma nova cultura, novas pessoas, diferentes maneiras de ser e de pensar. Lugares, comidas e escola completamente diferentes. Aprendi muito com esta mobilidade e fiz novas amizades, sem dúvida que nunca me vou esquecer.” (Catarina Andrade, 12CT5);
“As atividades foram todas bastante interessantes, consegui enriquecer os meus valores culturais e sociais. Durante a semana adquiri conhecimentos sobre o tema principal da mobilidade, sobre o país, a cultura os monumentos históricos, as pessoas e a sua rotina.Recomendo a todos a inscrição nas mobilidades Erasmus.” (Tiago Lopes, 12PTGEI);
“Foi uma das melhores experiências que já tive. Fiz imensas amizades com pessoas de vários países e com isso aprendi sobre várias culturas.Nunca irei esquecer” (Maria Files, 10AV);
“A mobilidade a Estónia foi uma experiência inesquecível e sem dúvida irei recordar todos aqueles momentos de uma forma positiva. Possibilitou-me um maior conhecimento sobre o meio ambiente e o seu estado neste momento em outros pontos do mundo e as possíveis formas de lidar com a situação que temos em mãos. Também me fez envolver com outro tipo de cultura.” (Pedro Costa, 12PTRB)