Open Paths Towards a Sustainable Future. Youth Awareness and Actions Through Agenda 2030

Descrição

Erasmus+ KA229 “Open Paths Towards a Sustainable Future. Youth Awareness and Actions Through Agenda 2030” trata-se de um projeto de parcerias estratégicas envolvendo cinco escolas oriundas de cinco países europeus, a saber Espanha, República Checa, Dinamarca, Finlândia e Portugal, tendo como objetivos principais a partilha de boas práticas no âmbito da consecução das prioridades da Agenda 2030. Estas prioridades constituem o corpo do projeto, uma vez que são extremamente relevantes para o futuro dos discentes. Trata-se de um tópico transversal a todos os subtemas selecionados, tais como a cidadania responsável, valores democráticos, ou o ambiente e recursos sustentáveis. A herança cultural e a inclusão social constituem também uma prioridade, sendo estes os valores nos quais todas as escolas parceiras acreditam e partilham, estando altamente comprometidas enquanto escolas públicas a oferecer oportunidades únicas aos alunos mais desfavorecidos. Todas as escolas parceiras estão localizadas em pequenas cidades, rodeadas por riquíssimos contextos naturais e históricos. Por conseguinte, espera-se que todos os participantes vivam experiências únicas que os conduzam ao entendimento e a atitudes construtivas. Cada escola parceira escolheu uma prioridade da Agenda 30 e desenvolverá atividades no seu âmbito. Assim, o tema “paz, justiça e cooperação global” será abordado pela escola de Otalampi, na Finlândia, “vida na terra” pela nossa escola, “produção e consumo responsável” na escola Novy Jicin, na República Checa, “energias limpas” em Hobro, na Dinamarca e “comunidades sustentáveis” em Sóller, Espanha.

Na Escola Secundária de Amarante este projeto envolverá vários docentes e todas as turmas do décimo ano que incluam no curriculum físico-química e biologia e geologia (ensino regular e ensino profissional).

Projeto número

2019-1-ES01-KA229-064277_5

Duração

24 meses (1 de Setembro 2019 a 31 de agosto de 2021)

Escolas envolvidas

Escola Secundária de Amarante, Portugal

IES Guillem Colom Casasnoves, Mallorca, Espanha (escola coordenadora)

Otalammen Koulu, Finlândia

Stredni Skola Technicka a Zemedelska, Novi Jicin, Prispevkova Organizace, República Checa

Rosendalskolen, Dinamarca

Objetivos

  • Desenvolver e partilhar boas práticas e metodologias para promover a cidadania ativa;
  • Sensibilizar os alunos e toda a comunidade educativa para as questões ambientais e para o desenvolvimento sustentável;
  • Despertar para a consciência ecológica, relacionada com o consumo sustentável;
  • Compreender a importância da diversidade e herança cultural;
  • Motivar os alunos diversificando estratégias e metodologias;
  • Aumentar as competências dos docentes que potenciem a participação em projetos europeus;
  • Conceder uma dimensão europeia ao projeto educativo;
  • Conhecer os sistemas de ensino europeus, em especial em Espanha, República Checa, Dinamarca e Finlândia;
  • Desenvolver as competências linguísticas em língua inglesa e adquirir vocabulário específico sobre as diferentes temáticas;
  • Promover o espírito de trabalho colaborativo para a cidadania Europeia;

Público

Professores , alunos da ESA, em especial as turmas de décimo ano e toda a comunidade educativa.

Atividades

  • Mobilidades
  • Mobilidades de alunos e docentes a todas as escolas parceiras, incluindo atividades de ensino formal e não formal.

  • Concurso
  • Concurso para o melhor logotipo.

  • Campanhas
  • Campanhas de sensibilização sobre as questões ambientais, cidadania ativa e desenvolvimento sustentável.

  • Plataforma Digital
  • Manutenção de uma plataforma digital, na qual todas as ferramentas e atividades desenvolvidas serão mostradas e tornadas disponíveis para que todas as escolas parceiras e convidadas possam desenvolver atividades no âmbito das prioridades da Agenda 2030

  • Palestras
  • Palestras sobre as temáticas e prioridades selecionadas por peritos das áreas selecionadas.

  • Revista Digital
  • Criação de uma revista digital sobre o projeto

Estratégias de disseminação

  • Website e jornal online da ESA;
  • Erasmus+ corner;
  • Imprensa local;
  • Redes sociais, como Facebook, Instagram e eTwinning;
  • Cartazes com apresentação sucinta do projeto;
  • Workshops;
  • Reuniões de Conselhos de Turma e de Departamento;

A Equipa


Página desenvolvida por Pedro Carvalho baseado num template de w3schools