School Businesses made in European Languages

Descrição

Erasmus+ KA229 “School businesses made in european languages” trata-se de um projeto de parcerias estratégicas envolvendo quatro escolas oriundas de quatro países europeus, a saber Eslováquia, Chipre, Letónia e Portugal, tendo como objetivos principais a partilha de boas práticas no âmbito da literacia financeira. Este projeto conta ainda com o apoio da Junior Achievements Portugal, visando fomentar o empreendedorismo e possibilitar aos alunos a oportunidade da criação de uma empresa de forma sustentável. Com esta iniciativa pretende-se também desenvolver as competências pessoais, sociais e linguísticas tanto dos alunos como dos docentes envolvidos.

Na Escola Secundária de Amarante este projeto envolverá vários docentes dos grupos de economia, contabilidade, inglês e francês e a turma de décimo ano do curso profissional técnico de contabilidade.

Projeto número

2020-1-SK01-KA229-078372_4

Duração

24 meses (1 de Setembro 2020 a 31 de agosto de 2022)

Escolas envolvidas

Escola Secundária de Amarante, Portugal

Gymnázium sv. Edity Steinovej, Eslováquia (escola coordenadora)

Ventspils 6. Vidusskola, Letónia

Private American Academy School Limassol, Chipre

Objetivos

  • Desenvolver e partilhar boas práticas e metodologias para promover a cidadania ativa;
  • Sensibilizar os alunos e toda a comunidade educativa para a literacia financeira e para o desenvolvimento sustentável;
  • Fomentar o empreendedorismo;
  • Despertar para a consciência ecológica, relacionada com o consumo sustentável;
  • Compreender a importância da diversidade e herança cultural;
  • Motivar os alunos diversificando estratégias e metodologias;
  • Aumentar as competências dos docentes que potenciem a participação em projetos europeus;
  • Conceder uma dimensão europeia ao projeto educativo;
  • Conhecer os sistemas de ensino europeus, em especial na Eslováquia, Letónia e Chipre;
  • Desenvolver as competências linguísticas em língua inglesa e em língua francesa e adquirir vocabulário específico sobre a terminologia financeira e empresarial;
  • Incrementar as competências sociais de alunos e professores envolvidos;
  • Promover o espírito de trabalho colaborativo para a cidadania Europeia.

Público

Professores, alunos da ESA, em especial a turma de décimo ano do curso profissional de técnico de contabilidade e toda a comunidade educativa.

Atividades

  • Mobilidades
  • Mobilidades de alunos e docentes a todas as escolas parceiras, incluindo atividades de ensino formal e não formal.

  • Workshops/Palestras
  • Workshops/Palestras.

  • Plataforma digital
  • Manutenção de uma plataforma digital, na qual todas as ferramentas e atividades desenvolvidas serão mostradas e tornadas disponíveis para que todas as escolas parceiras e convidadas possam desenvolver atividades.

  • Palestras
  • Palestras presenciais ou online sobre as temáticas e prioridades selecionadas por peritos das áreas selecionadas.

Estratégias de disseminação

  • Website e jornal online da ESA;
  • Erasmus+ corner;
  • Imprensa local;
  • Redes sociais, como Facebook, Instagram e eTwinning;
  • Cartazes com apresentação sucinta do projeto;
  • Workshops;
  • Reuniões de Conselhos de Turma e de Departamento;
  • Reuniões de Conselho Pedagógico.

A Equipa


Página desenvolvida por Pedro Carvalho baseado num template de w3schools