School Businesses made in European Languages

Professores e alunos da ESA estiveram em Kosice, na Eslováquia, no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 School Businesses made in European Languages



As professoras Laura Pinheiro, Luísa Silva e Margarida Teixeira, em conjunto com quatro alunos da turma 12º C (Ana Beatriz, Carolina, Diana e Telmo) e duas alunas da turma 12º CSE /Frascisca Cosme e Sara Teixeira) participaram numa mobilidade à Eslováquia (Kosice), no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 School Businesses made in European Languages, de 23 a 30 de abril. Nesta mobilidade os alunos e os docentes receberam formação relacionada com o marketing e com o desenvolvimento do projeto em parceria com a Junior Achievement de cada país parceiro. Foram implementadas dinâmicas de grupo durante as quais professores e alunos interagiram e partilharam experiências e conhecimentos com os seus pares das escolas parceiras do Chipre, da Eslováquia e da Letónia. Os alunos produziram ainda um anúncio publicitário para aplicar os conhecimentos adquiridos. O grupo teve a oportunidade de visitar duas empresas locais e analisar as suas estratégias de atuação e crescimento. Além disso, todos os participantes ficaram a conhecer melhor o património histórico e cultural de Kosice e Presov tendo visitado os locais mais emblemáticos destas duas cidades.





Foi uma experiência muito enriquecedora a nível pessoal, social, académico e linguístico, como provam os testemunhos abaixo referidos:


“A mobilidade de Erasmus que realizei na Eslováquia foi muito importante para mim, pois proporcionou vários conhecimentos e acima de tudo conhecermo-nos a nós próprios, isto é, o que somos capazes de enfrentar e como. Foi importante para enriquecer o nosso inglês e conhecer novas pessoas. Adorei tudo e o facto de estarmos em boa companhia torna as coisas mais divertidas na mobilidade. Gostei de todos os momentos que passei na Eslováquia e o mais incrível é que se tivesse outra oportunidade, sem dúvida que participaria de novo”. (Beatriz Barbosa, 12º C)


“A mobilidade à Eslováquia foi uma experiência incrível e enriquecedora. Ao longo de uma semana aprendi muito sobre as diferentes culturas, tradições e modos de vida. De cada lugar que visitei levo uma recordação e pessoas bastantes acolhedoras. A mobilidade ensinou-me a valorizar a variedade que existe no mundo e a apreciar as pequenas coisas que tornam cada destino único. Trouxe uma perspetiva renovada sobre a vida, mostrando-nos a importância de abraçar o desconhecido e seguir em frente com entusiasmo e curiosidade. (Carolina Gomes, 12º C)


“O programa de mobilidade Erasmus+ ofereceu-me a oportunidade de vivenciar uma experiência educacional enriquecedora. A mobilidade Erasmus+ na Eslováquia proporciona-me a chance de ter a oportunidade de interagir com estudantes de diversas nacionalidades, criando uma rede de contactos internacionais valiosa para o futuro. Na Eslováquia pude explorar a rica história do país, visitar castelos medievais impressionantes, descobrir a beleza natural da cidade e experimentar a culinária eslovaca única. A experiência de viver em um ambiente culturalmente diversificado e desafiador incentiva a independência, o pensamento crítico e a adaptabilidade. Eu tive a oportunidade de me tornar mais confiante e aberta a novas experiências, habilidades essenciais em um mundo cada vez mais globalizado. (Diana Teixeira, 12º C)





“A mobilidade ERASMUS+ à Eslováquia foi inesquecível e bastante enriquecedora, foi uma semana onde vivi várias aventuras e desafios, diverti-me imenso, fiz novas amizades e sinto que desenvolvi várias competências tanto a nível pessoal quanto a social, sendo este o primeiro passo para a abertura de novos horizontes. Esta experiência tornou-me uma pessoa mais autónoma e confiante, pois estava num país diferente onde não se falava a minha língua materna e, por isso, tive a oportunidade de desenvolver o meu nível de inglês. O que mais me marcou foram todas as memórias que vivi na cidade de Košice com todas as professoras e amigas, onde, tive a oportunidade de conhecer monumentos, catedrais, restaurantes, caves e a cultura da segunda maior cidade da Eslováquia. Foi uma experiência única, e com certeza recomendo a todos, que tenham vontade de conhecer um novo país e que tenham motivação para enfrentar esta grande aventura. Se me perguntassem se iria de novo? Sem qualquer sombra de dúvida responderia que sim. Obrigado a todos que fizeram parte deste projeto por me proporcionarem tantos momentos incríveis! (Telmo Cruz, 12º C)


“Foi uma semana muito interessante para mim, não só por me ter divertido imenso e ter feito novas amizades, mas também porque através desta experiência desenvolvi e aprimorei capacidades que achava que não tinha. Aprendi a ser mais autónoma, uma vez que estávamos num país diferente onde não se falava a minha língua materna, e por isso pude melhorar o meu nível e fluência a inglês. O que mais gostei foi todas as memórias passadas no centro histórico e as aprendizagens que fiz na minha área de estudos. Foi uma experiência única e que recomendo a todos que tenham vontade de conhecer um país novo e que tenham a motivação certa para tal desafio, viveria tudo de novo sem pensar duas vezes. “ (Francisca Cosme, 12º CSE)


“Participar no Erasmus foi uma experiência diferente, enriquecedora, uma semana que ficará para sempre na memória...Durante esta semana realizamos e assistimos a diversas atividades como palestras, apresentações e jogos, que me ajudaram não só a desenvolver novos conhecimentos como também a desenvolver de uma forma divertida novas amizades. Visitámos o centro histórico de kosice e vários outros monumentos como o Castelo de Betliar. O mais interessante foi ver os diferentes hábitos e culturas do país. Uma experiência que recomendo a todos fazer pelo menos uma vez na vida, com 100% de certezas voltava a repetir, uma experiência única!!” (Sara Machado, 12º PTC)





“Tive a minha primeira experiência em Erasmus este ano. Considero muito positivo este intercâmbio, pois enriquece-nos a vários níveis, nomeadamente o cultural. O que mais apreciei nesta experiência foi a forma como os alunos encaram a escola na Eslováquia, uma vez que têm condições não tão boas como nós, mas sempre muito ativos. A maior dificuldade foi mesmo a barreira linguística, pois não domino a língua inglesa. Por conseguinte, tentei também transmitir aos alunos a importância do Inglês no nosso quotidiano” (Luísa Silva, docente).


“A mobilidade à Eslováquia foi uma experiência fantástica pelo ambiente proporcionado e vivido por todos. A troca intercultural entre as equipas foi maravilhosa e uma mais valia, tanto para os alunos como para os professores. A riqueza histórica, cultural e social que rodeou todo o programa tornou a nossa estadia num momento único.” (Professora Margarida Teixeira)


Erasmundando e enriquecendo as nossas mentes.


Mobilidade na ESA no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 School Businesses in European Languages

De 28 de novembro a 2 de dezembro foi uma semana diferente na Escola Secundária de Amarante, pois a nossa escola tornou-se ainda mais europeia, dado que acolheu dezoito alunos e onze professores da Eslováquia, do Chipre e da Letónia num intercâmbio escolar incluído no projeto Erasmus+ KA229 School Businesses in European Languages.

Ao longo destes dias foram desenvolvidas diversas atividades cujas temáticas condutoras foram o empreendedorismo e a literacia financeira. Por conseguinte, os discentes estrangeiros, seus colegas portugueses acompanhantes, e os professores participaram num workshop sobre empreendedorismo e trabalho colaborativo, dinamizado pela responsável norte da Junior Achievement, Dra. Cristiana Cabreira, numa palestra sobre Comércio Justo, dinamizada pelo engenheiro Miguel Pinto, da Casa da Juventude, num workshop sobre o Canvas Business Model, dinamizado pelas docentes Margarida Teixeira, Jesuína Magalhães e Abarícia Melo. Tiveram ainda a oportunidade de conhecer melhor a história e cultura portuguesas ao visitarem o Palácio da Bolsa no Porto e foi com alguma emoção que se observou a reação de felicidade de alguns alunos e docentes estrangeiros ao verem pela primeira vez o Oceano. Houve ainda a oportunidade de visitar o IET (Instituto Empresarial do Tâmega) onde o grupo contactou com microempresas em crescimento. Tivemos o privilégio de conhecer um dos escritórios da empresa Mota-Engil, na qual foram apresentados as características e os segredos do sucesso desta empresa internacional que nasceu em Amarante. Os docentes tiveram ainda a possibilidade de frequentarem uma ação de formação de curta duração sobre a Educação Inclusiva em Portugal.


Foi uma semana muito enriquecedora, durante a qual todos os participantes se tornaram cidadãos melhores pelo enriquecimento pessoal, social e linguístico que estes momentos proporcionaram.

Agradecemos a participação entusiasta e dedicada dos alunos da turma 12º C que estiveram presentes em todas as atividades e dos docentes Jesuína Magalhães, Margarida Teixeira e Victor Santos pelo acompanhamento e apoio prestados.





Mobilidade na Letónia no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 School Businesses in European Languages

De 25 a 29 de abril de 2022 um grupo de cinco alunos e três professores deslocaram-se à Letónia num intercâmbio escolar incluído no projeto ERASMUS+ KA229 School Businesses in European Languages.

Durante estes cinco dias foram desenvolvidas diversas atividades no âmbito do empreendedorismo e da literacia financeira.




Os discentes e respetivos docentes acompanhantes participaram num workshop sobre empreendedorismo e trabalho colaborativo, dinamizado por um elemento responsável da Junior Achievement, de Ventspils. Enquanto os grupos de trabalho, acompanhados por um docente de cada país participante, elaboravam a atividade de projeto, os restantes professores assistiram e participaram nas aulas de Física e Química e de Artes. Assistiu-se ao testemunho dado por jovens empreendedores da sua experiência e da apresentação dos seus produtos.




Foi efetuada uma visita guiada aos pontos fulcrais da cidade, onde o grupo teve a oportunidade de conhecer um pouco da história e cultura da mesma.

Efetuou-se uma visita a uma empresa de jovens empreendedores no âmbito das novas tecnologias, onde foi possível ver a produção de peças em 3D (impressão) e todo o processo de montagem das mesmas até à obtenção do produto final. Os alunos tiveram também a oportunidade de utilizar esse produto e testar a eficácia do mesmo.




Visitou-se ainda uma incubadora de empresas e a Universidade de Tecnologia à qual a mesma estava associada. Na universidade houve a oportunidade de todos terem uma experiência prática na montagem de um kit eletrónico.




A mobilidade terminou com um almoço na casa da música em Ventspils e com a entrega dos diplomas de participação no final.

O plano traçado para esta mobilidade foi inteiramente cumprido. Foi uma experiência muito gratificante, pois permitiu conhecer outra realidade e deste modo um enriquecimento a nível pessoal, social e linguístico.


Mais Fotos >>


Professores e alunos da ESA estiveram em Limassol, no Chipre, no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 School Businesses in European Languages

Os professores Joana Oliveira, Laura Pinheiro, Margarida Teixeira e Pedro Carvalho, em conjunto com cinco alunos da turma 11º PTC (Dinis Nunes, Francisco Ferreira, Flávio Poças, Jordana Vas e Mafalda Osório) participaram numa mobilidade ao Chipre (Limassol), no âmbito do projeto Erasmus+ KA229 School Businesses in European Languages, de 5 a 11 de dezembro. Nesta mobilidade os alunos e os docentes receberam formação relacionada com o empreendedorismo social e com o desenvolvimento do projeto em parceria com a Junior Achievement do Chipre. Foram implementadas dinâmicas de grupo durante as quais professores e alunos interagiram e partilharam experiências e conhecimentos com os seus pares das escolas parceiras do Chipre e da Letónia. Infelizmente, devido a restrições por parte das autoridades eslovacas, provocadas pela pandemia COVID 19, a escola coordenadora foi impossibilitada de estar presente neste intercâmbio. O grupo teve ainda a oportunidade de visitar duas empresas locais e analisar as suas estratégias de atuação e crescimento. Além disso, todos os participantes ficaram a conhecer melhor o património histórico e cultural de Limassol e Paphos tendo visitado os locais mais emblemáticos destas duas cidades.


Foi uma experiência muito enriquecedora a nível pessoal, social, académico e linguístico, como provam os testemunhos abaixo referidos:

“A mobilidade ao Chipre foi a minha primeira vez como docente em Erasmus, tendo sido vivenciado como uma experiência única e transformadora no meu currículo profissional. "Trago" comigo o ambiente maravilhoso proporcionado e vivido pela fantástica equipa de alunos e professores da nossa escola; a troca intercultural com as equipas de Chipre e da Letónia; as vivências locais, históricas e experiências gastronómicas do país; e as aprendizagens proporcionadas no âmbito da formação do Erasmus+ School Businesses in European Languages para os alunos e professores, das quais destaco: a apresentação dos projetos da Junior Achievement dos alunos das equipas dos diferentes países, os workshops e palestras associados ao empreendedorismo e aos modelos de criação de ideias de negócio, tendo sido extremamente enriquecedor para a aplicabilidade e continuidade do Projeto Jovens Empreendedores na nossa escola, bem como, para a construção e continuidade do projeto dos nossos alunos na Junior Achievement e na plataforma Dreamshaper.” (professora Joana Oliveira).

“A mobilidade ao Chipre foi uma experiência extremamente positiva a nível social, histórico e cultural. Durante a mobilidade os alunos participaram em diversas atividades, integrados em grupos de trabalho com alunos da Letónia e do Chipre, tendo sido apoiados pelos professores. As atividades que mais apreciei foram as visitas proporcionadas às duas empresas situadas em Limassol no último dia. A primeira foi à empresa Remedica- Empresa farmacêutica líder no Chipre. De seguida fomos visitar a Medichic Center, uma empresa de pequena dimensão, comparada com a anterior, ligada à prestação de serviços, no ramo da estética corporal.” (Professora Margarida Teixeira)

“Uma das melhores experiências que tive. Conheci uma cultura nova, novas pessoas, lugares e comidas completamente diferentes. Aprendi muito com esta mobilidade e fiz novas amizades. Devo deixar uma mensagem aos professores que nos acompanharam, pois foram sempre incríveis connosco.” (Dinis Nunes, 11º PTC )

“A mobilidade ao Chipre foi das melhores experiências que alguma vez já tive. Fizemos amizades com pessoas de diferentes idades e países onde conhecemos novos monumentos, lugares e uma nova cultura. Foi um projeto muito enriquecedor no qual aprendi bastante sobre o tema principal da mobilidade, o empreendedorismo. Irei sempre recordar esta experiência. (Francisco Ferreira, 11º PTC)

“A modalidade foi incrível, conheci várias pessoas de diferentes sítios, até trocámos os nossos contactos nas redes sociais para conseguirmos manter a amizade. Fizemos atividades em que enriqueci o meu inglês, aprendendo a comunicar muito melhor. Não podia deixar de falar dos professores que nos acompanharam, porque nos ajudaram em tudo o que precisámos. A conclusão que tiro desta viagem é que participar em mobilidades Erasmus+ é uma experiência única, nas quais fazemos amizades incríveis, conhecemos locais magníficos, e saímos da nossa zona de conforto.” (Jordana Vas, 11º PTC)

“A minha experiência nesta mobilidade foi bastante gratificante em termos pessoais, e futuramente em termos profissionais. Este tipo de projetos permite-nos conhecer outros locais, culturas e pessoas. (…) Gostei das atividades dinamizadas pelo país que nos acolheu (Chipre), pois foram colocados determinados problemas/situações para os quais tínhamos de criar soluções inovadoras num curto espaço de tempo, o que despertava o nosso lado “profissional”. Gostei de visitar as empresas, conhecer o funcionamento delas, em termos de marketing, gestão, a sua origem, etc. Este tipo de mobilidade permite-nos crescer, desenvolver aptidões e competências a nível linguístico, a nível pessoal, e a nível emocional dado que era um país desconhecido e não tinha parentes por perto. Por esta oportunidade, o meu imenso agradecimento aos professores que me acompanharam e me proporcionaram uma boa viagem.” (Mafalda Osório, 11º PTC)

“Posso dizer que foi uma semana muito enriquecedora a todos os níveis. Gostei muito de interagir com os alunos. Foi interessante partilhar e comparar as experiências de cada um, identificando as diferenças culturais, académicas, entre outros aspetos. Também me permitiu conhecer um novo país, que em nada se parece com Portugal, quer geograficamente, quer culturalmente. Adorei experimentar a gastronomia daquele país e as suas tradições locais. Esta visita ao Chipre ajudou-me também a praticar o meu inglês e constatar que meu inglês não é tão fluente quanto gostaria que ele fosse. Por fim, no que toca à questão académica, à razão que motivou a mobilidade, considero que foi muito interessante desenvolver os temas propostos sobre o empreendedorismo e os seus temas conexos. Em suma, foi uma experiência que certamente me ficará na memória e será a longo prazo proveitoso para o meu futuro profissional. (Flávio Poças, 11º PTC)



Página desenvolvida por Pedro Carvalho baseado num template de w3schools